• Kit Literario

"Um passeio pelo Parque"

"Um passeio pelo Parque" de Anthony Browne, edição Kalandraka


“Um passeio pelo parque” inicia-se como se de duas histórias paralelas se tratasse, mas que depois se unem graças à naturalidade e à inocência com que duas crianças e os seus cães travam amizade no parque, enquanto o pai de uma, Sílvia, e a mãe de outra, Carlos, não se falam nem olham até à hora de regressarem às suas respetivas casas.


A falta de comunicação e o individualismo dos adultos são confrontados com a interação progressiva das crianças e com a absoluta liberdade com que agem os seus animais de estimação.


O que mais chama à atenção em “Um passeio pelo parque” – um dos primeiros livros infantis de Anthony Browne – são as suas ilustrações, plenas de detalhes e alheias à narrativa, em que há quase obrigatoriamente que atentar: desde referências culturais, como a homenagem ao quadro His Master’s Voice de Barraud; às figuras de Charlot, Robin dos Bosques ou Tarzan; até pequenos detalhes, como troncos ou pernas de banco com forma humana; passando por estranhas personagens que circulam num enigmático bosque.


■ Temática: amizade vs. falta de comunicação.

■ Aspetos a destacar: clássico de 1977; do autor e ilustrador de “Pela floresta”, “O livro dos porquinhos”, “As preocupações do Billy”, “Como te sentes?” e “Um gorila. Um livro para aprender a contar”; a espontaneidade infantil face ao alheamento dos adultos; texto simples; leitura visual, ilustrações com detalhes surrealistas; referências culturais.


#classicoscontemporaneos #anthonybrowne

9 visualizações

©2020 by Kit Literário - Books for Kids & Families

Contact us: kitliterario@gmail.com

(Portugal)