• Kit Literario

Seleção Kit Literário de Dezembro


Em Dezembro, o Kit Literário selecionou livros especiais para serem enviados às famílias assinantes. São livros para sonhar, para aconchegar, para rir e para abrir os corações nesta quadra natalícia. São livros para ler e reler… Conheça mais sobre eles!


  • Kit Literário Baby:

"Sonho de Neve" de Eric Carle

“Sonho de neve” é uma história invernosa e natalícia que parece tornar simples toda a mística que envolve o Natal. Em edição cartonada e num formato mais apropriado para mãos pequenas, este livro-objeto destaca-se pelas suas particularidades gráficas: a capa acetinada, que contrasta com a rugosidade dos fragmentos têxteis nela colados, a imitar flocos de neve; e as páginas intercaladas com janelas para espreitar e descobrir, cujas manchas de cor branca, qual mantos de neve, se sobrepõem às imagens escondidas, cobrindo não só o agricultor, o protagonista desta história, como também os seus animais domésticos.



  • Kit Literário Pré-leitor:

"O Natal da Mog!" de Judith Kerr

Um clássico da literatura infantil!

Algo se passa na casa da família Thomas! A Mog não percebe o rebuliço à sua volta. Há muito barulho, luzes de várias cores e tantos aromas diferentes no ar, um pinheiro que anda sozinho e uma pequena multidão em casa. Passa-se qualquer coisa de estranho! Confusa, a Mog foge para o telhado. Será que vai passar ali a noite de Natal?






  • Kit Literário Iniciante:

"Histórias da Mamã Ursa" de Kitty Crowther

Três histórias para adormecer… Está na hora de ir dormir e o pequeno urso pede à mamã que lhe conte três histórias.  Delas sai a guardiã da noite, com o seu gongo que adormece a floresta; Zhora, a menina que sonha descobrir uma grande amora azul-escura; e Bo, que mergulha no grande mar em busca de pedras-poemas. E todos acabam por encontrar a estrela que os guiará até à alvorada.

Recuperando o imaginário dos contos populares nórdicos, estas são histórias contadas e ilustradas em jeito naïf por Kitty Crowther, sempre em fundo cor-de-rosa, como devem ser todos os sonhos.



  • Kit Literário Fluente:

"Allumette" de Tomi Ungerer

No verão e no inverno, na primavera e no outono, Allumette vestia-se de farrapos. Não tinha casa. Não tinha pais. Allumette comia restos que encontrava nos caixotes do lixo, abrigava-se junto às soleiras das portas e dormia dentro dos carros abandonados. Lutava para ganhar a vida. Deambulava pela cidade a vender fósforos que ninguém comprava…

“A menina dos fósforos” de Andersen conhece uma dimensão especial nesta versão de Tomi Ungerer, de 1974, que facilmente encaixa no panorama atual, ao evidenciar que os grandes defeitos do género humano em nada melhoraram. Muito crítico para com a sociedade, o autor retrata a agressividade, a cobiça, o elitismo, a supremacia do poder e os excessos do materialismo num texto narrativo descritivo – talvez um dos mais elaborados de Ungerer a nível literário – com ilustrações muito expressivas e ricas em colorido e detalhes.







#kitliterario #leiturapartilhada #lijportugal #curadorialiteraria #leremfamilia

82 visualizações

©2020 by Kit Literário - Books for Kids & Families

Contact us: kitliterario@gmail.com

(Portugal)