• Kit Literario

O Urso na literatura Infantil


O urso é uma figura relativamente especial na literatura infantil. Enquanto o Lobo mantém associado a si emoções negativas e é, em muitas histórias, o "Lobo Mau", o urso carrega em si emoções positivas de aconchego e proteção. Usado muitas vezes como um objeto de transição, e um dos primeiros brinquedos oferecidos aos mais pequenos, o Urso de Peluche macio e amigo, faz parte do quotidiano afetivo das crianças desde bebés, e talvez por isso seja normal encontrá-lo ora como protagonista ora como amigo do herói ou heroína de muitos livros dedicados às crianças.


O Urso não está presente na literatura infantil apenas sob a forma de Urso de Peluche, em muitos livros vamos encontrar um "Urso antropomórfico"(que age como um ser humano) caracterizado muitas vezes como generoso, ponderado, gentil e sábio. Tal como uma figura parental, com sentimentos de protecção e em confronto com uma natureza selvagem e perigosa para as crianças, como por exemplo a amizade entre o pequeno Mogli e o urso Balu no Livro da Selva de Rudyard Kipling.


Em muitos livros o Urso apresenta-se não só com características humanas mas também vestido com as suas roupas, as suas crenças, a sua cultura, a comer à mesa, a dormir em camas, arquétipo muitas vezes de um "doce lar".


Podemos ainda encontrar, apesar de em menor número, alguns livros em que o urso se aproxima mais da sua natureza, sem roupas, como um animal selvagem que é, a viver entre outros animais.



10 livros de Ursos a ler em família:


EU E TU de Anthony Browne, Editorial Caminho


Reinvenção contemporânea de uma fábula inglesa do século XIX, este livro reconta a célebre história dos três ursos e da menina dos "caracóis dourados" que lhes invade a casa, come da sua comida e dorme nas suas camas, com uma reviravolta moderna e actual..






URSOS de Ruth Krauss e Maurice Sendak, editora Kalandraka


Como noutras obras de Sendak, tudo começa na hora de ir para a cama, quando, enciumado, um cão rouba ao menino o seu urso de peluche. Na sua fuga, é perseguido por um grupo de enormes ursos, que vão indo ao seu encontro em lugares e situações tão atípicas como surpreendentes, até um final inesperado.


O URSO QUE NÃO ERA de Frank Tashlin, editora Bruáa


O Urso sabia que quando os gansos voavam para sul, e as folhas começavam a cair das árvores, era sinal que o inverno estava para chegar e que em breve a floresta ficaria coberta pela neve.






PERDIDOS E ACHADOS de Emily Rand, Editora Orfeu Negro


Esta é a história de uma menina que perde o seu ursinho no comboio. O Avô tenta confortá-la e dá-lhe um urso que era da Mãe, mas não é a mesma coisa. É então que o Avô tem uma grande ideia: uma viagem até ao lugar mágico onde todas as coisas perdidas vão parar.





O DISCURSO DO URSO de Julio Cortazar e Emilio Erberuaga, editora Kalandraka


Este urso mora nas canalizações de um prédio e descobre a vida estranha e solitária dos seres humanos. Uma história incrível, do grande Julio Cortázar e que nos coloca bons pontos de reflexão.







<