• Kit Literario

"O que está lá fora"

"O que está lá fora" de Maurice Sendak, edição Kalandraka


A obra que completa a trilogia onírica de Sendak transporta-nos para um mundo confuso onde Ida terá de demonstrar o seu valor para resgatar a sua irmã mais nova. Responsabilidade, lealdade e capacidade para corrigir os erros cometidos preenchem também as páginas deste livro, cujas imagens, enigmáticas e surpreendentes, difundem intensos ecos melódicos.


Quando o Pai andava no mar e a Mãe esperava no jardim, Ida tocava a sua trombeta mágica para sossegar o bebé ―, mas sem nunca olhar…

“O que está lá fora” é o terceiro título da trilogia de contos oníricos de que fazem parte “Onde vivem os monstros” e “Na cozinha da noite”. Foi publicado em 1981, após uma viagem de Maurice Sendak à Alemanha, a propósito das suas ilustrações para os contos dos irmãos Grimm.


O traço dos pintores românticos alemães – sobretudo o de Philipp Otto Runge – é visível neste livro. Visível também é a influência dos contos de fadas, nos quais Sendak se baseia para desvelar as emoções da protagonista relativamente à sua irmã mais nova, que ela terá de resgatar – num misto de audácia, responsabilidade e valentia – dos duendes que a raptaram.


Além disso, são ainda abordados temas como a capacidade para resolver os erros cometidos, a lealdade para consigo próprio e para com os outros num mundo confuso. De destacar é a combinação de duas melodias – a visual e a sonora – que se mesclam, dando lugar a mensagens plenas de ambiguidade que serão, sem dúvida, captadas pelos leitores mais pequenos de forma intuitiva.


As ilustrações são ricas em detalhes, símbolos e referências: a natureza, por exemplo, volta a crescer proporcional à intensidade da fantasia. "Basicamente, é a minha história e a da minha irmã”, disse Sendak a propósito desta obra. “Ela é a Ida e a sua irritação, e até mesmo raiva, pelo facto de ter de tomar conta de mim. Insinuar esta faceta de um relacionamento num livro para crianças não é fácil para os críticos porque há uma perceção errada do que é um livro infantil, do que ele deve ou não abordar…


Na essência, a ideia é que eles sejam sadios, divertidos, engenhosos e otimistas; que não mostrem as pequenas misérias da vida real. Mas eu lembro-me de como era a vida real e não sabia escrever sobre outra coisa”.





■ Temática: os sentimentos na infância; a valentia.

■ Aspetos a destacar: do autor e ilustrador de “Onde vivem os monstros”, “Na cozinha da noite” e “Ursos”; terceiro título da trilogia onírica de Sendak; ilustrações simbólicas.


PRÊMIOS E MENÇÕES

CALDECOTT HONOR BOOK NATIONAL BOOK AWARD FOR CHILDREN’S BOOK LIBRARY OF CONGRESS CHILDREN’S BOOK AMERICAN BOOK AWARD NEW YORK TIMES BEST ILLUSTRATED BOOK


#classicoscontemporaneos #mauricesendak #kalandraka #livrosparasonhar

9 visualizações

©2020 by Kit Literário - Books for Kids & Families

Contact us: kitliterario@gmail.com

(Portugal)