• Kit Literario

Livro "Senhor Cavalo-Marinho"

O SENHOR CAVALO-MARINHO Texto e ilustrações de ERIC CARLE Tradução de GABRIELA ROCHA ALVES, editora Kalandraka


O Sr. e a Sra. Cavalo-Marinho nadavam calmamente no mar, quando a Sra. Cavalo-Marinho começou a torcer-se e a rebolar-se de um lado para o outro. – Chegou a altura de pôr os ovos – disse ela. – Posso ajudar-te? – perguntou o Sr. Cavalo-Marinho. – Oh, sim. Obrigada! – disse a Sra. Cavalo-Marinho. Então ela pôs os ovos numa bolsa que havia na barriga do Sr. Cavalo-Marinho…





Na maior parte das famílias de peixes, depois de a mãe pôr os ovos e de o pai os fertelizar, ninguém fica de guarda aos ovos. Mas há exceções, como o cavalo-marinho, o peixe-espinho, a tilápia, o kurtus gulliveri, o peixe-cachimbo, o peixe-gato e outros quantos. Nesses casos, não só um dos progenitores fica a tomar conta dos ovos, com grande esmero, como – surpresa das surpresas – esse progenitor é o pai. Por estranho que pareça, isto é mesmo verdade: acontecem de facto coisas maravilhosas no fundo do mar. E esta é a história desta obra, através do ponto de vista e do percurso do Sr. Cavalo-Marinho.


Dono de um estilo inconfundível, Eric Carle opta aqui por uma proposta que tem o seu maior relevo na utilização de folhas de acetato, intercaladas entre o espaço central das duplas páginas do livro, e que, sobrepondo-se sempre à página da direita, vão escondendo diferentes tipos de peixe. Essas folhas, coloridas com algas, corais ou rochas, cumprem assim uma importante função – a da camuflagem –, quer no desenrolar da história, pelo efeito de surpresa e descoberta que provocam no leitor; quer na própria transposição da história para a vida quotidiana dos animais: camuflados, eles podem efetivamente esconder-se dos predadores, e não só os peixes.



■ Temática: o oceano, o fundo do mar, a reprodução, o papel do pai na fecundação e criação.

■ Aspetos a destacar: identificação dos peixes; contagem e diferentes tamanhos dos cavalos- marinhos; pais e filhos; estilo visual e apelativo, útil para propostas de trabalhos plásticos; camuflagem, folhas de acetato com algas, corais ou rochas escondem diferentes tipos de peixes; outros títulos deste autor: “A lagartinha muito comilona”, “Queres brincar comigo?”, “Sonho de neve”, “A joaninha resmungona”, “Papá, por favor, apanha-me a Lua” e “O artista que pintou um cavalo azul”.


45 visualizações

©2020 by Kit Literário - Books for Kids & Families

Contact us: kitliterario@gmail.com

(Portugal)