• Kit Literario

Livro "Queridos Extintos"

QUERIDOS EXTINTOS de Arianna Papini (ilustração), Pia Mastrangelo e Elisabete Ramos (tradução), editora Kalandraka


O ser humano levou à extinção de muitas espécies pelo mundo fora. Este livro poético recolhe o testemunho de alguns animais que nunca mais voltarão a voar, nadar ou correr.



… Extinguiram-me no século passado, já não resta mais ninguém. Mas não me dou por vencida, sempre quis ir mais além. Nasci em África, onde agora cruzam cavalos e zebras para me recriar. Não consigo entender nada e não posso deixar de perguntar: não seria mais fácil deixarem de me exterminar?

Deixaram de galopar nas pradarias e nas savanas, já não sulcam os céus, e nunca mais voltarão a nadar nos rios nem nos oceanos. Desde os mares do Sul às costas do Norte, em cada um dos continentes, e até nas ilhas mais recônditas do planeta… contam-se aos milhares as espécies que desapareceram para sempre.


Arianna Papini dá voz em “Queridos extintos” a 20 animais que estão em vias de extinção ou que já não existem. E lembra-nos que é urgente intervir para que a lista dos que já faltam não continue a aumentar.


Cada texto é uma pequena narrativa rimada, onde cada animal descreve a sua fisionomia, os seus costumes e hábitat, e interpela os leitores com reflexões sobre as agressões de que foram vítimas.


As ilustrações são retratos realistas sobre um fundo branco, adornados com aplicações estampadas com motivos têxteis e cores suaves, que imprimem frescura e equilíbrio ao álbum.


■Temática: animais extintos ou em vias de extinção.

■ Aspetos a destacar: fauna, biodiversidade; conhecimento do meio; da autora de “Ser amigo”.

31 visualizações

©2020 by Kit Literário - Books for Kids & Families

Contact us: kitliterario@gmail.com

(Portugal)