• Kit Literario

Livro "Nadadorzinho"

NADADORZINHO Texto e ilustrações de LEO LIONNI Tradução de MARIANA WALLENSTEIN e ISABELLE BURATTI


Algures, num cantinho no mar, vivia um cardume de peixinhos. Eram todos vermelhos, exceto um deles, que era tão preto, como a casca de um mexilhão. Nadava mais depressa do que os seus irmãos e irmãs e chamava-se Nadadorzinho...



A história de Nadadorzinho, como a de qualquer outro livro de Leo Lionni, convida a refletir sobre a valiosa lição de vida que aí subjaz. O valor da diferença e o respeito que se deve a quem – por razões culturais ou simplesmente por ter um aspeto físico diferente – não partilha certas características comuns reflete-se logo nas primeiras páginas deste grande clássico da literatura infantil de todos os tempos.


A superação dos próprios medos, a força de vontade para desfrutar do que nos rodeia, apesar das adversidades que se nos apresentam, e a solidariedade para com os nossos semelhantes também são tratados nesta narrativa de grande qualidade estética, feita de frases curtas e de figuras retóricas subtis e sugestivas. E, como leitmotiv da obra, uma mensagem para os leitores: a união faz a força.


É também de destacar a original proposta estética de Leo Lionni patente neste álbum que, apesar de datar de 1963, e tal como o resto da sua obra, preserva ainda uma enorme frescura e atualidade. Com uma técnica semelhante à das “manchas de cor”, recria um universo marinho dotado de movimento e riqueza cromática.


Recomendado pelo:

LER+ (PLANO NACIONAL DE LEITURA)


■ Temática: a diferença, a força da união, superação da dor e os medos.

■ Aspetos a destacar: clássico da literatura infantil de todos os tempos, ilustrado com uma original técnica estética; KALANDRAKA editou do mesmo autor: “Frederico”, “A maior casa do mundo”, “Pequeno Azul e Pequeno Amarelo”, “O sonho de Mateus”, “Números”, “Cores” e a série “Frederico” para pré-leitores.

0 visualização

©2020 by Kit Literário - Books for Kids & Families

Contact us: kitliterario@gmail.com

(Portugal)