
Kit Literario
Guardas para que te quero?

Como afirmou a artista e ilustradora checa Kveta Pacovska, «os álbuns são a primeira galeria de arte que a criança visita».
Num álbum, tudo conta: as cores, o tipo de letra, a composição, o formato, o tipo de papel, o design, o projeto gráfico, a edição, a capa, a contra-capa, as guardas...
Neste tipo de livros de capa dura, é frequente que a história comece a ser contada desde a capa ou guardas, antes mesmo de se entrar no miolo do livro propriamente dito, e que essa história também termine nas guardas da contra-capa. Todo o livro é objecto de comunicação e diálogo com os leitores. Hoje, destacamos as guardas!
As guardas de um livro, presentes apenas em livros de capa dura, têm 3 importantes funções?
1️⃣ Servem para unir a capa e a contra-capa ao miolo do livro (o conjunto das folhas de um livro)
2️⃣ Proteger esse mesmo miolo e a incrível história que guarda
3️⃣ Rematar a capa e contra-capa e esconder as colagens que resultam das dobras do papel da capa e contra-capa sobre o cartão.
➕ informações sobre as GUARDAS:
As Guardas podem ser lisas, impressas com informações técnicas, dedicatórias ou apresentar ilustrações que nos lançam para a história que vamos descobrir e até fazerem parte dessa mesma história. Sim, é verdade há livros que começam na guarda da capa e terminam na guarda da contracapa, ultrapassando a sua função prática e iniciando a comunicação com os leitores.
E são essas GUARDAS que comunicam, provocam o olhar e aguçam a imaginação dos LEITORES que vamos, hoje, partilhar convosco!