• Kit Literario

Emoções...

❌A importância de aprender a expressar as emoções... A palavra emoção vem do latim “emovere”, onde “e” significa “fora” e “movere” significa “movimento”, o que quer dizer: “mover para fora”. O sentimento é a maneira como interpretamos as nossas emoções. E porque é tão importante falar com as crianças sobre emoções e porque devem as crianças aprender sobre emoções?




As crianças precisam aprender sobre o mundo físico que as rodeia mas também precisam que lhes mostrem o seu universo interior, sobre o que não vêm, mas sobre o que sentem. E não só o que elas próprias sentem, como também o que os outros sentem. Apresentar as emoções aos nossos filhos fará com que eles tenham um repertório para entender o que se passa dentro deles e o que acontece com os seus amigos, e isso ajudará na resolução de conflitos, na tomada de decisões e na construção de novos relacionamentos. A melhor forma de falar sobre sentimentos é sem dúvida no quotidiano. Não é preciso criar um momento específico do dia para isso, tipo: “hoje vamos falar sobre raiva”. Desde muitos pequenos, podemos ter essas conversas, explicando que determinado choro é medo ou dor ou fome, por exemplo. E quando se falam de emoções temos que falar de todas, as positivas e as negativas. Todas fazem parte da vida das crianças e nenhuma é melhor ou pior, todas são importantes e têm algo a dizer. Como adultos temos que ter como referência que o que pode ser negativo é o comportamento que temos diante de uma emoção, como bater quando sentimos raiva, mas nunca a emoção em si. Por isso devemos, além de dar nome àquilo que pulsa no interior, mostrar às crianças como podem expressar esses sentimentos de uma forma correta quer para ela própria quer perante os outros que a rodeiam. E isso faz-se do mesmo modo que chamámos à atenção para a linda borboleta que esvoaça à nossa frente.

E mais uma vez os livros podem ajudar nesta tarefa de falar do mundo interior e das emoções.


❌Livros que falam de emoções⁉


Nomear adequadamente as emoções, entender o que as causa e entender como elas se manifestam é a primeira ferramenta que devemos colocar nas mãos das nossas crianças para que elas consigam gerir as suas emoções! Daí a importância de ter na biblioteca aí de casa livros de qualidade que abordem este tema e que envolvam toda a família na atenção à forma como se sentem as crianças e perceber o porquê dessas emoções...

Dois livros que abordam este tema de uma forma simples, próxima do quotidiano das crianças, com ilustrações de qualidade e que aumentam o seu vocabulário emocional são:


🌈Como te sentes? de Anthony Browne e editado pela@kalandrakaeditoraportugal:


Como te sentes? Bem, às vezes sinto-me aborrecido... e às vezes sinto-me sozinho. Às vezes sinto-me muito contente... e às vezes sinto-me triste. Com este livro, os mais pequenos aprenderão a expressar como se sentem, através de imagens e palavras simples: aborrecidos, contentes, tristes… Um álbum sobre a expressão das emoções infantis, à base de palavras e imagens simples, jogos cromáticos e tipográficos; que favorece o autoconhecimento e a socialização dos mais pequenos.



🌈🌈Hoje sinto-me... de Madalena Moniz e editado pela@orfeunegroeditora:


Cada dia é uma aventura emocional. Ao longo deste ABC dos sentimentos, acompanhamos a nossa personagem e o que ela vai sentindo, letra a letra, de A a Z. As ilustrações, pintadas a aguarela e a tinta-da-china, associam-se de forma inusitada às emoções descritas, captando a sua complexidade e poesia.





💭Porque às vezes é mais fácil através de histórias!

[➕informações ➡ www.kitliterario.com]

.

.

.

#livroinfantil#booksforkids#bookstagram#book#crianças#literaturainfantil#kitliterariokids#kitliterario#culturainfantil#educarparaaleitura#leituracompartilhada#leituraemfamilia#paiscomomediadores#albumilustrado#imagem#avidaemfamilia#childrensbooks#ilustracao#lijportugal#ficaremcasa

52 visualizações

©2020 by Kit Literário - Books for Kids & Families

Contact us: kitliterario@gmail.com

(Portugal)