• Kit Literario

Como estimular o gosto pela literatura na adolescência?




Ler é uma capacidade fundamental para o desenvolvimento da personalidade em todas as suas vertentes: na auto-estima, no desempenho escolar e na forma como nos relacionamos com o mundo.

Há imensos estudos que comprovam que a leitura estimula:


- a criatividade

- a aprendizagem

- o interesse por novas áreas do conhecimento

- enriquece o vocabulário

- desenvolve a escrita e as formas de comunicação


A literatura é uma peça fundamental para compreender e interpretar o mundo que nos rodeia, ter acesso a uma fonte de informação inesgotável, de escutarmos e sermos escutados.


É na adolescência que muitas famílias notam um desinteresse dos jovens pelos livros e pela literatura. É também nesta fase que as famílias alteram algumas rotinas diárias, como por exemplo deixarem de ler a história da noite; em que os jovens associam os momentos de leitura às leituras obrigatórias da escola (não encontram a sua voz leitora, uma vez que são leituras com fins pedagógicos e não pensadas no prazer de ler) e aos poucos o maravilhoso mundo das histórias perde o encanto.


Considerada como uma fase de transição entre a infância e a idade adulta, a adolescência é, na realidade, uma fase de extrema importância no desenvolvimento dos jovens e deve merecer uma atenção e foco especiais por parte das famílias. Neste período ocorrem múltiplas alterações físicas, psicológicas, cognitivas e sociais. A construção da identidade é sem dúvida o grande desafio desta fase de exploração e experimentação, em que os pares assumem um papel muito importante. O jovem vai adquirindo autonomia, com um assumir progressivo de responsabilidades, de tomada de decisões e tarefas, mas é também um processo por vezes conturbado que leva a alguns conflitos com os pais.


É também nesta fase que pais e filhos terão que manter as pontes construídas e alimentar uma relação de partilha, de escuta, de diálogo e troca de opiniões. Aqui no Kit Literário, achamos que os livros e a leitura partilhada (leitura em voz alta, lado-a-lado) são uma forma de potenciar a relação com os adolescentes aí de casa, e associar a esses momentos de leitura uma enorme dose de afeto e cumplicidade.


Ficam aqui algumas estratégias, para aí em casa, manterem bem vivo o amor à Literatura na adolescência:


  1. Manter a rotina de lerem juntos

  2. Não proibir livros sobre temas que lhes interessem (mesmo que ache não serem os mais adequados)

  3. Procurarem juntos livros que graficamente lhes chamem à atenção (por exemplo: as bandas desenhadas ou novelas gráficas)

  4. Não associar a leitura a um castigo

  5. Frequentarem livrarias, bibliotecas, feiras dos livros, seguirem nas redes sociais perfis de incentivo à Literatura (por exemplo o @pnl2027 ), de escritores, de ilustradores, de curadorias literárias (como o do @kitliterario ou das @grandeshistoriasemmaospequenas )

  6. Falarem em família sobre livros, literatura e autores

  7. Falarem dos vossos escritores preferidos

  8. Relembrarem que livros liam quando eram adolescentes

  9. Não impor livros mas recomendar leituras e temas

  10. Lerem estilos diferentes (romances, ilustrados, poesia, informativos, etc) descobrirem novas editoras e novos autores.

  11. Criar um clube de leitura em casa (brevemente aqui)

  12. Fazer parte de um Clube de Assinaturas de Livros (como a Box Kit 12+ ) e receber em casa livros que pais e adolescentes vão gostar de ler juntos!




Boas Leituras!


Rita e Isabel (Kit Literário)



65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2020 by Kit Literário - Books for Kids & Families

Contact us: kitliterario@gmail.com

Condições Gerais

Livro de Reclamações online

(Portugal)