• Kit Literario

Abril fala-nos dos lugares onde vivemos...



Os kits de Abril estão prontos... O momento que vivemos leva-nos a reformular as nossas vidas tão loucamente preenchidas, cheias de rotinas/horários, e por vezes sem Tempo/Espaço para pensarmos e vivermos o momento, as pessoas que nos rodeiam e o lugar onde estamos!


O tema do Kit literário de Abril já tinha sido decidido (há uns meses atrás ) mas encaixa na perfeição na atualidade das nossas vidas. Prontos????? ❣️


Em abril o kit literário lança o desafio de olharmos com « olhos 👀 de ver » os espaços físicos em que vivemos! Tal como se cresce em idade e em tamanho também as crianças crescem nos espaços físicos em que vivem e conquistam!!!! Por exemplo, quando se é bebé a CASA é o espaço físico de referência, cheia de curiosidades, aventuras e emoções para viver. Para uma criança pequena subir uma cadeira 🪑 não é APENAS subir uma cadeira é CONQUISTAR o mundo (o seu mundo)... Depois de conquistar a casa, e o que dentro dela habita, a criança lança o olho para o exterior...primeiro para o QUINTAL cheio de novas cores, texturas e cheiros para viver. A seguir segue-se a RUA/BAIRRO onde vive, onde se cruza com outras pessoas e por onde passa todos os dias... E quando a criança está quase a deixar de ser criança, e a querer voar para longe, o espaço CASA ganha a importância das relações seguras, dos sons conhecidos, da imensa curiosidade pelo outro, da confrontação com a realidade e do enorme sentido crítico!


Em abril, os livros seleccionados para as 4 categorias do kit literário, começam em casa (kit baby), abrem as portas do quintal (kit pré-leitor), dão um salto pelas ruas do bairro (kit iniciante) e sonham ao longe (kit fluente)!!!!!



❌Kit Literário Baby seleção de Abril: "Boa Viagem Bebé!" de BEATRICE ALEMAGNA pela@orfeunegroeditora


A viagem vai ser grande. Não me posso esquecer de nada…

Todos os dias à mesma hora, o bebé prepara-se para fazer uma viagem. Junta o biberão, o peluche, a chucha e, claro, o seu livro preferido. O papá muda-lhe a fralda e veste-lhe um superfato de viagem. A mamã pega-o ao colo e liga o motor colorido. Despede-se do gatinho e quando chega a hora do Ó-Ó parte: boa viagem, bebé!




❌Kit Literário Pré-leitor seleção de Abril: "O livro dos Quintais" de ISABEL MINHÓS MARTINS e BERNARDO P. CARVALHO pela@planetatangerina


Não se assustem os mais supersticiosos: neste livro damos de caras com um gato preto, daqueles meio vadios que de vez em quando se atravessam no nosso caminho. O gato chama-se Gatuno e vive de quintal em quintal, escolhendo o dono e a sombra que mais lhe convêm, de acordo com a época do ano e as suas vontades felinas. Tal como o Gatuno, neste livro não entramos em casa de ninguém. Ficamo-nos antes pelas histórias paralelas que se passam cá fora, à beira de limoeiros e nespereiras, hortas e estendais, acompanhando a vida de oito quintais e seus respetivos ocupantes.



❌Kit Literário Iniciante seleção de Abril: "AMIGOS DO PEITO de Cláudio Thebas e Violeta Lópiz pela@bruaaeditora


Neste livro somos levados pela mão de um menino que mora num bairro como tantos outros. Ele quer falar-nos de amigos, amigos do peito. Para isso, o menino leva-nos pelas ruas do seu bairro. Por sinal, este bairro é muito parecido com o nosso: há uma escola, um bar, uma casa à esquina, um jardim, prédios. Mas as ruas e as casas não são a única coisas que nos parecem familiares, também a voz do menino nos soa familiar, bastante semelhante à nossa… E os amigos de quem ele fala parecem ser os nossos, porque todos temos amigos do peito e todos brincamos com eles num bairro qualquer: este espaço comum que nos recorda que somos todos feitos de amigos e sítios, e que nos faz estremecer por dentro quando os revemos. Um texto poético de Cláudio Thebas maravilhosamente interpretado e amplificado nas belíssimas ilustrações de Violeta Lópiz.



❌Kit Literário Fluente seleção de Abril: "Sonhar ao Longe" de Jorge Serafim e José Francisco pela editora OperaOmnia.


Uma casa não é uma coisa qualquer! É um horizonte para sempre. Tem teto, tem aconchego, tem chão, tem conforto, tem janelas e risadas, quatro paredes e muito afeto. tem palavras trocadas ao perto e tem sonhos, muitos sonhos para nos levar mais longe.









217 visualizações

©2020 by Kit Literário - Books for Kids & Families

Contact us: kitliterario@gmail.com

(Portugal)