- Kit Literario
5 Contos que persistem!

Quem não tem um conto de fadas preferido? E porque persistem estes contos ao longo dos tempos? O que têm os contos de fadas para ainda hoje criarem uma memória coletiva que não conhece fronteiras? Mesmo tão longe das suas origens, do contexto e para o fim que foram criados, e depois de tantas adaptações, porque é que ainda unem várias gerações de crianças em diferentes pontos do Mundo? Que fórmula é essa que faz o leitor apropriar-se do conto de fadas e continuar a dar-lhe vida?
Aqui ficam 5 sugestões de livros, com "releituras" de contos de fada, para partilharem bons momentos em família nesta última semana de 2020‼️

"Branca de Neve" de Nicola Cinquetti e Octavia Monaco pela editora @livroshorizonte
Esta não é apenas mais uma adaptação do famoso conto dos irmãos Grimm. Esta edição contém algumas das melhores ilustrações da premiada artista Octavia Monaco, que fazem jus a um texto que prima pela inovação e originalidade. Para aqueles que procuram novas abordagens de um conto de fadas mais difundido no mundo inteiro.

"O Muito Grande Pequeno Polegar" de Clementine Sourdais e Charles Perrault pela editora @edicare
O texto original de Charles Perrault é-nos apresentado neste livro de grande formato com maravilhosos cenários recortados.A delicadeza das ilustrações e do seu rendilhado contrastam com a força desta história, cuja origem é desconhecida, sabendo-se apenas que foi o autor francês que a recontou.

"A menina de vermelho" de Aaron Frisch e Roberto Innocenti pela @kalandrakaeditoraportugal
Versão moderna do Capuchinho Vermelho em que Sofia, até chegar a casa da sua avó doente, terá que atravessar uma grande cidade recheada de perigos e atrações. Releitura do clássico por Aaron Frish e ilustrações do grande mestre Roberto Innocenti, que convidam o leitor a perder-se em todos os seus detalhes e mensagens. Altamente recomendado para leitores críticos.

"Os três porquinhos" de Raquel Méndez & Helga Bansch pela editora @oqoeditora
O porquinho mais pequeno não tinha muita vontade de trabalhar e fez, para se abrigar, uma casa de palha. O do meio trabalhou mais e fê-la de madeira, e o mais velho trabalhou muito para construir uma casa de tijolo. E quando o lobo chegou e soprou e soprou…
Mantendo-se fiel à história tradicional, este álbum brinda-nos com imagens simples e divertidas que geram um discurso visual claro. Helga Bansch, joga com a expressividade das personagens e com os pequenos detalhes que enriquecem cada cena, e que nos estimulam e convidam a abrir o livro uma e outra vez.

"O livro da Selva" de Adélia Carvalho e Evelina Oliveira pela @livraria.lello
Com adaptação do texto original pela escritora Adélia Carvalho e ilustrações de Evelina Oliveira, este "O Livro da Selva", ganha mais uma vez vida e renasce 100% português para uma nova geração de leitores. A um magnifico texto juntam-se diversas técnicas de ilustração que dão textura ao universo de Mogli e à diversidade da Natureza.
E aí em casa que contos de fadas persistem?